10 Grandes Mentirosos da Cultura Pop

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A mentira é uma das questões sociais que aprendemos de forma mais precoce em nossas vidas. Desde criança aprendemos, quase que organicamente, que a mentira é uma ferramenta social indispensável para sobreviver nesse mundo. A mentira social é um mal que quase todos praticam ou irão praticar em suas vidas para atenuar uma situação complicada, ou simplesmente fugir de uma pergunta incômoda. O problema começa na linha tênue em que a mentira deixa de ser social e inofensiva, e começa a se tornar algo danoso para alguém. Mas quem decide onde começa um e termina o outro? Constantemente a mentira é usada na ficção para gerar conflitos entre personagens e criar algum clímax; principalmente uma reviravolta na história. Devido a isso, temos alguns personagens que ficaram famosos por suas mentiras.

Pinóquio

Surgiu originalmente na literatura, mas ficou extremamente popular com a animação clássica da Disney. Talvez esse seja um dos personagens mais amaldiçoados de todos, pois ele é incapaz de guardar um segredo para si, ou ter o mínimo de intimidade. A partir do momento em que algo é perguntado a ele, é impossível que ele não diga a verdade sem que um crescente nariz de madeira denuncie sua mentira. O autor Carlo Collodi o publicou em 1883 e é um dos maiores símbolos da literatura infantil altamente moralista. Pinóquio nada mais é do que um personagem criado para subjugar as crianças dentro do que os pais consideram “um jovem comportado”, sendo o grilo falante a síntese máxima da figura moralista que decide o que é certo e errado como um juiz absoluto. Pinóquio virou símbolo do mentiroso devido ao seu nariz que aumenta, mas se pararmos para pensar ele não conta mentiras cruéis ou extremamente prejudiciais, e sim mentiras infantis e comuns a toda criança, mas que Carlo faz questão de colocá-las como algo extremamente perigoso. 

Obi-Wan

Esse é um caso engraçado. Ele já era meio mentiroso na trilogia clássica, mas com o lançamento da trilogia do Anakin ele virou um mentiroso completo. A cena em que ele revela ao Luke o sabre de luz e a ordem dos cavaleiros Jedi acabou se tornando um festival de mentiras com frases como “seu pai queria que você recebesse isso quando estivesse crescido, mas seu tio não irá permitir”. Entretanto quando ele diz que “Darth Vader matou seu pai”, a mentira já estava sacramentada com a clássica revelação do “Império Contra Ataca”, apesar de alguns fãs encararem essa frase como uma metáfora para a figura do lado negro que aos poucos engoliu Anakin, o “matando”. De qualquer forma ele é um belo de um mentiroso.

Barney Stinson

A série How I Met Your Mother é um sucesso estrondoso muito por conta da personalidade cativante de Barney. O mais interessante dos roteiros do seriado era como eles utilizavam a personalidade dele para criar tramas complicadas com coisas simples. Um exemplo: quando ele começa a inventar mentiras para conquistar mulheres indo de coisas como “eu sou um arquiteto”, até “um meteoro está vindo para a Terra”. O mais interessante é quando a situação chega num nível onde não sabemos mais quando ele está mentindo ou quando ele está falando sério, fazendo uma simples série de comédia ter grandes revelações dignas de ficarem gravadas na memória. O roteiro é tão bem pensando em cima dessa questão que até mesmo a mãe do Barney é inserida nessa questão da mentira revelando como ele veio a ficar com essa compulsão por esconder a verdade.

Mestres dos Magos

Gastamos um bom tempo falando dele no nosso podcast sobre Caverna do Dragão (que você pode ouvir aqui). Ele também se tornou um desses símbolos de “mentirosos malditos” devido a quantidade de vezes em que ele enganava o pobre grupo de adolescentes. Até mesmo quando ele dizia a verdade era em forma de metáforas e charadas que em nada ajudavam. Um personagem que verdadeiramente foi pensando para ser um tanto “babaca”.

Michael Corleone

Um mafioso mentiroso pode parecer algo um tanto redundante, afinal para se viver num mundo de crimes é preciso mentir constantemente para as autoridades. Então por que especialmente o Michael está nessa lista? A cena final do primeiro Poderoso Chefão é uma das mais incríveis da história do cinema e simboliza que Michael está para além das mentiras padrões de um mafioso qualquer. A resposta da pergunta “é verdade?” seguido das portas se fechando é a consagração final da jornada de Michael para assumir o lugar de sue pai como chefe da família.

Don Draper

O protagonista do seriado Mad Men é um incrível publicitário dotado de uma incrível criatividade e ótimas sacadas, que são altamente necessárias em sua profissão. Em diversos momentos é feita uma analogia sobre como a publicidade está conectada com a mentira ou com a maquiagem para mudar a aparência da verdade. Mas isso acaba sendo o de menos quando vamos para a vida pessoal de Don e vamos descobrindo, com o andamento de cada temporada, o quanto ele vive completamente imerso em mentiras. Chegamos num nível onde fica difícil dizer o que Don Draper realmente é ou o que pensa. Certamente um dos personagens mais herméticos, em termos de personalidade, que existem na TV.

Light Yagami

Outro personagem que acaba caindo no mundo dos crimes e precisa viver em constantes mentiras. A grande graça do mangá e do anime Death Note é ver como Light consegue criar mentiras altamente complexas e situações verdadeiramente intrincadas. Por mais que ele esteja cometendo uma sequência de assassinatos, é difícil não ficar fascinando com seu raciocínio lógico incrível. Talvez o que seja mais legal ainda é ver como ele precisa escapar das situações que ele mesmo acaba criando no eterno “jogo de xadrez” com o detetive L. Um personagem que levou suas mentiras até as ultimas consequências indo das mais simples às mais complexas.

Pernalonga

Um daqueles personagens de desenho animado que ficaram famosos pela sua capacidade de transformar a vida dos outros personagens num verdadeiro inferno. Suas mentiras vão desde pregar peças simples até se fantasiar de mulher e beijar caçadores a força. É o símbolo do sacana bem humorado e gente boa que acabamos gostando. Um olhar mais frio revela o quanto ele é insuportável no que diz respeito a sua relação com qualquer outro personagem que interage com ele.

John Constantine

Se o Pernalonga é o sacana boa praça, esse é o sacana capaz de gerar verdadeiras tragédias. O Mago inglês constantemente se envolve em problemas sobrenaturais de todos os tipos. Mentira talvez seja sua maior habilidade, mais do que qualquer magia que seja capaz de fazer. Já mentiu para todos os tipos de demônio que você possa imaginar e para quase todos os seus amigos ou entes queridos. O que torna Costantine um personagem tão adorado é justamente que todas essas mentiras não saem impunes, mesmo que ele consiga grandes feitos (como escapar de um câncer), ele acaba se tornando uma figura extremamente trágica e solitária.

Ferris Bueller

Por vezes a mentira também pode possuir um caráter libertador quando nos desfazemos de quem somos para assumir outra persona. Talvez seja isso que tornou “Curtindo a Vida Adoidado” um filme tão querido. Quando nos divertimos com as mentiras contadas por Bueller ao longo do filme estamos fazendo uma espécie de catarse através do personagem. Quem nunca quis fugir do colégio para fazer algo infinitamente mais divertido do que assistir aula? A frase “Save Ferris” acabou se tornado ícone deste personagem que mentiu de todas as formas possíveis, mas acaba saindo impune e mesmo assim nós gostamos disso, porque ele é uma fantasia de poder de todo adolescente.


Para fechar esse texto vamos usar o último parágrafo com algumas menções honrosas. No cinema nacional temos o filme “Vip’s” que conta a já famosa história do homem que mentiu para meio mundo e viveu entre os ricos e famosos por um bom tempo. Parece a história de alguém que viu “Curtindo a Vida Adoidado” muitas vezes seguidas e decidiu levar esse estilo de vida às últimas consequências. Cabe aqui também a menção ao filme que talvez seja o melhor no que diz respeito ao tema mentira, “O primeiro mentiroso” de 2009. Imagine um mundo onde as pessoas são incapazes de mentir, onde esse conceito simplesmente não existe de forma alguma, mas subitamente um homem comum descobre o talento de dizer coisas “que não são verdade”. Um longa de humor bastante ácido, mas incrivelmente inteligente que merece ser assistido.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Raul Martins

Raul Martins

Viciado em mais coisas nerds do que deveria

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…