O Que a Podosfera Literária Pode Fazer Por Você? | Olhar Literário

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

literatura podosfera

Escrever uma coluna quinzenal sobre livros tem sido um grande desafio. Alguns temas simplesmente aparecem e, de tão pertinentes, precisam ser abordados em momentos específicos como é o caso dos textos sobre o poder visionário da literatura ou da grande semelhança do atual presidente norte-americano Donald Trump e um certo vilão dos quadrinhos da Marvel, por exemplo. Também existem questões que podem ser abordadas a qualquer momento seja pela sua importância ou atemporalidade. Pensando nesse caso, resolvi falar sobre a capacidade da podosfera literária de estimular reflexões em seus ouvintes, além, é claro, das várias oportunidade que essa mídia oferece para o seu público.

olhar-22-fw

Quando o assunto é podcasts especializados em literatura, nada mais lógico do que indicar episódios que valem a pena do inicio ao fim. Deste modo, a minha primeira indicação vai para o CabulosoCast do site Leitor Cabuloso. Um dos grandes destaques do trabalhos deles está em justamente variar na abordagem, seja em programas sobre livros específicos ou temas voltados para a literatura. É notável a capacidade deles em falar de tantos temas com seriedade e bom humor. Entre os exemplos que posso citar estão o Cabulosocast #167 sobre estereótipos na ficção. Neste episódio, entra na discussão toda a problemática que envolve utilizar esse tipo de recurso em uma obra, entre outras questões relacionadas de igual pertinência. As outras indicações ficam por conta do CabulosoCast #142 – Mulher e Literatura, CabulosoCast #164 – O Conto da Aia e CabulosoCast #170 – A Cultura do Estupro na Literatura. Esta tripla indicação se deve pelo fato de cada episódio abordar questões muito pertinentes e atuais. É importante ressaltar a abordagem sensível e séria dada pelos integrantes. São exemplos como esses que contribuem para a melhoria da podosfera e para a reflexão dos leitores e ouvintes sobre suas leituras.

cabulosocast 170

A próxima indicação vai para o LivroCast do site Lokotopia. Trata-se de um podcast que a cada episódio fala sobre um livro, independente se é best-seller ou desconhecido do grande público. Graças a eles, conheci muitos livros interessantes além de ouvir uma abordagem muito boa sobre “Heróis do Olimpo” no LivroCast #47, uma série literária escrita por Rick Riordan do qual sou fã há muito tempo. Outro caso parecido aconteceu logo nos primeiros episódios deles. Estou me referindo ao ótimo LivroCast #26 sobre o excelente livro “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón. Quem conhece a obra deste autor, certamente não ficará decepcionado. Também fica a dica de livros que inspiraram adaptações cinematográficas do qual muitos ouvintes, incluindo eu, não sabiam da existência. É o caso do LivroCast #61 no qual comentam sobre o livro “Tropas Estelares”, de Robert A. Heinlein, cujo filme homônimo foi dirigido por Paul Verhoven.

livrocast-026-a-sombra-do-vento-topo

Outra oportunidade que a podosfera literária oferece é a de apresentar novos autores nacionais. Isso é muito importante para estimular o público a conhecer outros trabalhos diferentes. Um exemplo disso pode ser encontrado no projeto Novos Autores do site Leituraverso do qual faço parte. Criado em maio de 2016, o Novos Autores tem o intuito de dar mais visibilidade para pessoas que produzem trabalhos em áreas como literatura, quadrinhos e até mesmo pela internet. Nos podcasts lançados, apenas para citar alguns, já participaram: Rafaela Polanczyk, autora de “O Rei Perdido” e “Império Subterrâneo”; Sario Ferreira, autor do livro “O Despertar do Paladino – Sagraerya Vol 1″; Ana Monteiro, autora do livro “O Diário de Samantha”; Lucas Mota, autor de “Todos os Mentirosos”; o quadrinhista Eberton Ferreira, criador de diversos personagens de quadrinhos de terror e aventura. Entre os participantes temos alguns estreantes no meio literário como é o caso do Raul Martins, autor do livro “Memórias Sólidas”. Ele também é colunista daqui do site e integrante do TarjaCast. Fica a recomendação para ouvir o TarjaCast 40 – Fantasmas, Espíritos e Memórias Sólidas.

novos-autores-11-Raul-Martins-Memórias-Sólidas-660x330

Enfim, essas são apenas algumas dentre várias indicações que posso fazer para vocês. Há muita coisa interessante que não citei e outras que, apesar de não conhecer, valeriam a indicação só pela confiança depositada na podosfera literária. Espero que gostem e…até o próximo episódio dessa coluna!

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Marcus Alencar

Marcus Alencar

Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…