literatura podosfera

Escrever uma coluna quinzenal sobre livros tem sido um grande desafio. Alguns temas simplesmente aparecem e, de tão pertinentes, precisam ser abordados em momentos específicos como é o caso dos textos sobre o poder visionário da literatura ou da grande semelhança do atual presidente norte-americano Donald Trump e um certo vilão dos quadrinhos da Marvel, por exemplo. Também existem questões que podem ser abordadas a qualquer momento seja pela sua importância ou atemporalidade. Pensando nesse caso, resolvi falar sobre a capacidade da podosfera literária de estimular reflexões em seus ouvintes, além, é claro, das várias oportunidade que essa mídia oferece para o seu público.

olhar-22-fw

Quando o assunto é podcasts especializados em literatura, nada mais lógico do que indicar episódios que valem a pena do inicio ao fim. Deste modo, a minha primeira indicação vai para o CabulosoCast do site Leitor Cabuloso. Um dos grandes destaques do trabalhos deles está em justamente variar na abordagem, seja em programas sobre livros específicos ou temas voltados para a literatura. É notável a capacidade deles em falar de tantos temas com seriedade e bom humor. Entre os exemplos que posso citar estão o Cabulosocast #167 sobre estereótipos na ficção. Neste episódio, entra na discussão toda a problemática que envolve utilizar esse tipo de recurso em uma obra, entre outras questões relacionadas de igual pertinência. As outras indicações ficam por conta do CabulosoCast #142 – Mulher e Literatura, CabulosoCast #164 – O Conto da Aia e CabulosoCast #170 – A Cultura do Estupro na Literatura. Esta tripla indicação se deve pelo fato de cada episódio abordar questões muito pertinentes e atuais. É importante ressaltar a abordagem sensível e séria dada pelos integrantes. São exemplos como esses que contribuem para a melhoria da podosfera e para a reflexão dos leitores e ouvintes sobre suas leituras.

cabulosocast 170

A próxima indicação vai para o LivroCast do site Lokotopia. Trata-se de um podcast que a cada episódio fala sobre um livro, independente se é best-seller ou desconhecido do grande público. Graças a eles, conheci muitos livros interessantes além de ouvir uma abordagem muito boa sobre “Heróis do Olimpo” no LivroCast #47, uma série literária escrita por Rick Riordan do qual sou fã há muito tempo. Outro caso parecido aconteceu logo nos primeiros episódios deles. Estou me referindo ao ótimo LivroCast #26 sobre o excelente livro “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón. Quem conhece a obra deste autor, certamente não ficará decepcionado. Também fica a dica de livros que inspiraram adaptações cinematográficas do qual muitos ouvintes, incluindo eu, não sabiam da existência. É o caso do LivroCast #61 no qual comentam sobre o livro “Tropas Estelares”, de Robert A. Heinlein, cujo filme homônimo foi dirigido por Paul Verhoven.

livrocast-026-a-sombra-do-vento-topo

Outra oportunidade que a podosfera literária oferece é a de apresentar novos autores nacionais. Isso é muito importante para estimular o público a conhecer outros trabalhos diferentes. Um exemplo disso pode ser encontrado no projeto Novos Autores do site Leituraverso do qual faço parte. Criado em maio de 2016, o Novos Autores tem o intuito de dar mais visibilidade para pessoas que produzem trabalhos em áreas como literatura, quadrinhos e até mesmo pela internet. Nos podcasts lançados, apenas para citar alguns, já participaram: Rafaela Polanczyk, autora de “O Rei Perdido” e “Império Subterrâneo”; Sario Ferreira, autor do livro “O Despertar do Paladino – Sagraerya Vol 1″; Ana Monteiro, autora do livro “O Diário de Samantha”; Lucas Mota, autor de “Todos os Mentirosos”; o quadrinhista Eberton Ferreira, criador de diversos personagens de quadrinhos de terror e aventura. Entre os participantes temos alguns estreantes no meio literário como é o caso do Raul Martins, autor do livro “Memórias Sólidas”. Ele também é colunista daqui do site e integrante do TarjaCast. Fica a recomendação para ouvir o TarjaCast 40 – Fantasmas, Espíritos e Memórias Sólidas.

novos-autores-11-Raul-Martins-Memórias-Sólidas-660x330

Enfim, essas são apenas algumas dentre várias indicações que posso fazer para vocês. Há muita coisa interessante que não citei e outras que, apesar de não conhecer, valeriam a indicação só pela confiança depositada na podosfera literária. Espero que gostem e…até o próximo episódio dessa coluna!

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

http://www.sitetarjanerd.com.br/wp-content/uploads/2017/03/literatura-podosfera.pnghttp://www.sitetarjanerd.com.br/wp-content/uploads/2017/03/literatura-podosfera-150x86.pngMarcus AlencarArtigosColunasLiteraturaLivrosOlhar Literárioliteratura,livros,olhar literário,Podcasts,Podosfera,quadrinhosEscrever uma coluna quinzenal sobre livros tem sido um grande desafio. Alguns temas simplesmente aparecem e, de tão pertinentes, precisam ser abordados em momentos específicos como é o caso dos textos sobre o poder visionário da literatura ou da grande semelhança do atual presidente norte-americano Donald Trump e um certo vilão dos quadrinhos...A Cultura Nerd em Destaque!