A Influência da Guerra Fria nos Games: A Corrida Espacial e Os Space Shooters

Os games que inicialmente, foram criados com as mesmas tecnologias e pelas mesmas pessoas que pensavam em uma tecnologia de guerra.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Tivemos a oportunidade de ler no último capítulo (que podemos ver aqui) um pouco sobre a Guerra Fria e sobre como os games tem a finalidade de ser muito mais do que um simples entretenimento, pois muitas das vezes uma mensagem ideológica, mesmo que em segundo plano, é passada de acordo com o seu tempo e o seu contexto. Vimos também que esse período da Guerra Fria, que durou 45 anos, foi um momento bastante conturbado e marcado por conflitos indiretos entre as duas superpotências mundiais; tensões que ameaçavam constantemente o início de uma grande guerra nuclear e a aniquilação do globo terrestre. Mas também proporcionaram incríveis desenvolvimentos e avanços tecnológicos.

É necessário ressaltar dois processos que marcaram constantemente esse período de disputas indiretas entre as duas nações que tentavam demonstrar o melhor modelo político e econômico através das corridas armamentista e espacial. Ao final da segunda guerra mundial, com a vitória dos Aliados (URSS, Inglaterra, EUA e França) e a derrota do Eixo (Alemanha, Japão e Itália), o mundo tinha presenciado uma demonstração de poder e destruição em massa que uma bomba nuclear poderia causar, com os bombardeamentos atômicos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, realizados pelos Estados Unidos contra os civis japoneses em 1945. Esse acontecimento desencadeou uma corrida no desenvolvimento das forças bélicas na lógica da estratégia do equilíbrio pelo terror,  já que em 1949 a União Soviética também teria a tecnologia da bomba atômica.

Essa corrida não parou por aí, no dia 1 de novembro de 1952 a primeira bomba de hidrogênio do mundo foi produzida pelos EUA, e a URSS produziu a sua em pouco mais de 3 anos depois. A bomba de Hidrogênio teve um poder de destruição 4000 vezes superior ao da bomba de Hiroshima, tendo o mundo vivenciado uma ameaça de  guerra termonuclear pela primeira vez na História.

Já a rivalidade técnico-científica com corrida espacial teve início na década de 50, quando em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik e em 1961 a primeira nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin. Os EUA tentando não ficar para trás criam a NASA em 1958 e em 20 de julho de 1969 enviam supostamente à lua a nave Apollo 11, consagrando Neil Armstrong como o “primeiro homem a pisar na lua”. Todas as produções, desenhos, filmes, quadrinhos, músicas e etc dizem muito a respeito da época na qual foram criados, assim como também os games que, inicialmente, foram criados com as mesmas tecnologias e pelas mesmas pessoas que eram pagas para pensar em uma tecnologia de guerra. Dessa forma, o clima instável da Guerra Fria refletiu em praticamente todos os jogos criados nessa época.

Podemos dar alguns exemplos, como o  jogo que é considerado o pai dos jogos de estilo Space Shooters, o clássico Spacewar! Criado por um grupo de universitários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1961, o jogo consistia em duas naves onde atiravam uma na outra, tendo no meio do cenário um grande buraco negro que dava danos nas naves quando encostava nelas. Em 1971 estudantes da universidade de Stanford montaram o Galaxy Game, uma versão do jogo operada por moedas, sendo pioneiro do tipo.

Essa mistura entre a fixação em explorar o espaço com a indústria bélica foram muito bem aceitas pelas pessoas (frutos disso foram as produções de Star Wars e Star Trek) e  cada vez mais essas ideias foram se entrelaçando com o desenvolvimento de jogos, principalmente durante as décadas de 70 e 80 com a era dos Arcades e a chegada dos consoles caseiros como Magnavox Odyssey, que ainda eram artigos de luxo pois custavam em média 200 dólares, fazendo com que grande parte da população não tivesse a oportunidade de possuir um. Isso até a chegada do  Atari 2600 em 1977 (fizemos uma lista com com 20 indicações de games da plataforma que podemos ver aqui e aqui) que barateou bastante o seu preço e popularizou os games para consoles caseiros.

Atari 2600

Entre uma extensa biblioteca de jogos marcantes podemos ressaltar rapidamente os que mais tem haver com o  nosso tema nesta plataforma:

Asteroids

Em sua adaptação para os consoles que chegou para o Atari em 1979, bastante popular possuindo gráficos vetoriais, tendo objetivo de destruir asteroides sem se deixar ser atingido por seus fragmentos. O game foi pioneiro em introduzir o sistema de registrar as melhores pontuações com as iniciais dos jogadores;

Missile Command

Jogo de 1980, sendo bastante popular na plataforma por conta de vir junto com o videogame e ter um objetivo bastante interessante em proteger uma cidade de ataques  de mísseis  vindo do céu;

Battlezone

Jogo lançado em 1979, foi o primeiro jogo em primeira pessoa e tridimensional em que o jogador controlava um tanque para eliminar alvos em um cenário que simulava o ambiente.

E claro, que não poderia faltar nessa lista, o jogo Space Invaders de 1978 que se tornou símbolo da cultura pop. O jogo foi desenvolvido para o Arcade e depois foi o primeiro a ser convertido para o Atari 2600. Space Invaders, além de contar com uma jogabilidade inovadora para a época, também revolucionou os games por ser o primeiro a não ter um temporizador de gameplay e sim um game over quando acabasse as três vidas disponíveis, ficando na responsabilidade das habilidades de  cada jogador, se tornando uma febre tanto no Japão quanto nos EUA (no Japão as moedas de 100 ienes praticamente sumiram de circulação por um tempo).

O gameplay conta com uma pequena nave em que você controla na base inferior da tela, e na parte superior possuem aliens (com formatos de caranguejos e lulas, inspirados nos invasores do livro A Guerra dos Mundos) que se organizam em linhas e que marcham em sua direção. O objetivo do jogo é você não deixar esses aliens chegarem na parte inferior da tela atirando neles com o “laser base”.

Para se ter uma ideia da importância de Space Invaders para o mundo dos games, o próprio Shigeru Miyamoto (criador de títulos como Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong) disse, em uma de suas entrevistas, que a partir de Space Invaders que os jogos se tornaram realmente interessantes para ele, pois antes disso o mesmo os ignorava. O game obteve grande respaldo das críticas, faturando centenas de milhões de dólares, influenciando jogos até hoje e sendo colocado na lista de dez games mais influentes de todos os tempos da IGN.

Durante a década de 80, mais precisamente em 1983, o presidente Ronald Reagan, no auge das tensões entre as duas potências, propôs a URSS a sua Strategic Defense Initiative (Iniciativa Estratégica de Defesa) que consistia em uma construção de um sistema defensivo de armas espaciais capazes de impedir um ataque nuclear no mundo. O projeto teria um custo de mais de 200 bilhões de dólares e era bastante estratégico para de fato aniquilar a economia soviética, que já vinha decadente. Obviamente, ao perceberem as reais intenções, a União Soviética recusou o projeto, que ficou conhecido popularmente de Star Wars.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Romulo Lemos

Romulo Lemos

Levando a mensagem de Trevor Phillips ao infinito e além: "Go fuck your self!!"

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…