Filmes Que São Baseados Em Quadrinhos Mas Quase Ninguém Sabe

Uns bons enquanto outros nem tanto

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Que o cinema vive de adaptar obras de outras mídias todo mundo já sabe, atualmente os quadrinhos andam em voga e até obras ligeiramente desconhecidas como Valerian (fizemos a crítica aqui) estão ganhando altos orçamentos para serem levados às telas. Os quadrinhos sempre foram alvos de adaptações, principalmente super-heróis, mas até outros estilos já ganharam seus espaços. Alguns deles foram bastante sucedidos, outros nem tanto. Quando digo bem sucedido não quero dizer uma adaptação bem sucedida e sim um filme que fez sucesso. Vamos agora a essa singela lista, que pode conter (ou não) algumas surpresas.

O Máskara

A série de quadrinhos dos anos 80 da editora Dark Horse fazia uma violência tão exagerada que ficava cômica. Um quadrinho deliberadamente de humor bizarro e brutalidade gráfica que distorcia a noção de desenhos animados e diversas referências à cultura pop. Em 1994 um filme foi feito baseado no personagem. Um clássico da Sessão da Tarde com o icônico Jim Carrey (Já fizemos um podcast só para ele aqui). O filme se preocupou em fazer algo muito mais leve, mas, de certa forma, manteve uma fidelidade ao conceito do “desenho animado distorcido”.  O quadrinho nunca fez sucesso de modo geral, mas gerou alguns crossovers com o Lobo e o Batman e eles foram publicados aqui no Brasil.

Os Homens de Preto

Esse é um caso curioso. Os personagens surgiram nos quadrinhos do Martin Mystere (que também já ganhou um desenho animado) com exatamente o mesmo conceito que era mostrado no filme. Depois de sua aparição eles ganharam uma título próprio que acabou sendo levado para a Marvel. Assim como o Máskara, o filme buscou uma veia cômica, mas se manteve bem fiel à aventura e, principalmente, todo o conceito que envolve a organização MIB. Depois do sucesso do longa de 1997 eles ganharam quadrinhos próprios na Marvel, mas dessa vez seguindo o que havia sido feito no cinema. Os filmes fizeram um enorme sucesso e chegaram a formar uma trilogia.

RED – Aposentados e Perigosos

Quadrinho publicado por um sub-selo da DC e era escrito pelo altamente criativo Warren Ellis, que roteirizou a série animada do Castlevania (fizemos a crítica aqui). Os quadrinhos foram publicados entre 2003 e 2004, enquanto o filme só chegou em 2010 trazendo um grande elenco como Bruce Willis, John Malkovich e Morgan Freeman. Basicamente o que as duas obras possuem em comum é o conceito básico de ex-agentes que precisam voltar à ação devido à forças externas. Um elemento que mais destaca essa diferença é a comédia que está presente no filme, enquanto o quadrinho é bem mais sério. Esta notando um padrão aqui? RED ganhou uma continuação que não ganhou muita atenção, e o primeiro filme fez certo sucesso, mas nada grandioso.

Cowboys e Aliens

Uma HQ fechada publicada por uma editora pequena em 2006. O conceito é simples. O que aconteceria se habitantes do Velho Oeste se deparassem com naves alienígenas? O quadrinho original não é nada demais, e tem uns desenhos bem ruins. Na verdade é o tipo de história bem rasa que funciona mais como screenplay para um filme. Aliás, o filme só chegou em 2011 com a direção de Jon Favreau que também dirigiu os três filmes do Homem de Ferro, o live-action de Mogli e um filme maravilhoso que eu citei aqui. O elenco é de peso com Harrison Ford, Olivia Wilde e Daniel Craig. Os fãs dos quadrinhos reclamaram bastante da adaptação que também não fez muito sucesso no cinema. 

Família Adams

Um programa de TV de imenso sucesso e filmes muito populares. Os personagens surgiram pela primeira vez em 1938 na revista “The New Yorker” que possui alguns quadrinistas de peso em sua história de publicação, assim como grandes escritores americanos. Claramente a família era inspirada nos clássicos filmes de terror da Universal que faziam muito sucesso na época (Já falei de um deles aqui). Nos anos setenta ganharam um desenho feito pela Hanna-Barbera, um seriado de TV e um primeiro filme já nos anos noventa que chegou a formar uma trilogia. O conceito através dos anos mudou pouco e só foi sofrendo leves ajustes conforme se passava as décadas e a mudança para cada mídia.


Alguns são filmes famosos, outros nem tanto. Com esse texto podemos perceber o quanto a mudança de mídia se faz necessária e o quanto os filmes de super-heróis ganham bastante crédito levando em conta que hoje em dia todo mundo sabe que Guardiões da Galáxia são personagens de quadrinhos. Talvez se esse mesmo filme fosse feito nos anos noventa ou oitenta talvez fizesse um baita sucesso, mas sem que ninguém soubesse de onde eles vieram. Que outros quadrinhos/filmes poderiam entrar nessa lista? Deixe nos comentários assim como os que você não sabia que eram baseados em quadrinhos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Raul Martins

Raul Martins

Viciado em mais coisas nerds do que deveria

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…