, , , ,

5 Grandes Lutas de Espada do Cinema│Parte 1

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A luta de espadas é um dos conceitos mais clássicos da cultura humana. Em diversas histórias, em diferentes partes do mundo, o embate de duas pessoas com espadas é a representação de choque de ideias, e a conclusão final, de diversas narrativas. O cinema possui diversos desses momentos, principalmente porque uma luta de espadas é extremamente visual e perfeita para uma sequência de imagens em movimento. Desde que o cinema é cinema nós temos lutas de espada. O que muita gente não sabe é que as grandes coreografias de espada foram criadas por um mesmo homem: Bob Anderson. Ele foi um esgrimista profissional e participou das olimpíadas em 1950 e 1954. Também foi instrutor das outras seleções de esgrima inglesas, mas tem toda uma carreira paralela no cinema.  Seu primeiro trabalho como instrutor de esgrima para um ator no filme “Minha Espada, Minha Lei” ensinando Errol Flynn a usar a espada e servindo de dublê em algumas cenas. A partir daí Bob fincou seu nome no mundo do cinema participando da produção de diversos filmes como tutor de esgrima e dublê. Ao longo dessa lista seu nome vai aparecer outras vezes e pode ter certeza que você vai se impressionar. Só para dar uma noção ele está envolvido em produções como Senhor dos Anéis, A Máscara do Zorro, Os Três Mosqueteiros, Piratas do Caribe e a lista continua.

OS Duelistas

O primeiro filme do icônico diretor Ridley Scott, e, eu já falei desse filme aqui. Mas por que ele está na lista? Além de o filme ser sobre a relação de ódio de dois esgrimistas as batalhas que temos em tela são viscerais e literalmente vemos fagulhas voando quando as lâminas se encontram. Nós temos muitas lutas ótimas ao longo do filme e todas possuem uma coreografia incrível, mas ainda são bastante realistas.  É impossível não ficar com o olho grudado na ação quando as lutas começam, o mais impressionante é ver que mesmo nas batalhas ainda existe uma preocupação em manter a honra entre os dois guerreiros. O filme é ótimo e manda muito bem na contextualização histórica das guerras napoleônicas.

Harakiri

Óbvio que é preciso ter um filme japonês nessa lista, o país da arte samurai, e com diversos filmes icônicos sobre esse tema. Escolhi esse filme de 1962 para representar esse estilo de luta por dois motivos. É um dos melhores filmes que já vi em minha vida e sua luta final é absurdamente épica. Infelizmente não posso falar sobre essa luta final, pois entregaria toda a história e esse é um dos filmes que você tem que ir ver sem saber nada sobre ele para intensificar a surpresa. Só posso lhe dizer que é uma luta inesquecível e provavelmente você nunca viu nada parecido com ela. O filme também possui um remake de 2011, que também é muito bom. Ele pode servir de alternativa, caso você tenha problemas com filmes antigos.

Princesa Prometida

Um filme de fantasia um tanto Cult. A luta que fez com que ele entrasse nela lista foi coreografada pelo Bob Anderson, e é tida como uma de suas obras primas. Nela temos um misterioso mascarado e o icônico Inigo Montay (um personagem inesquecível para quem viu o filme) e ambos entram numa luta de espadas linda. Cambalhotas, explicações de técnicas de combate enquanto lutam, frases de efeito e movimentos tão rápidos que você vai querer voltar o filme só para prestar atenção em cada detalhe. Um filme maravilhoso que merece ser visto e entrar na lista de favoritos do gênero fantasia.

Exaclibur

Tido como um dos melhores filmes sobre rei Arthur, de todos ,essa pérola de 1981 mostra o embate clássico de Arthur com Lancelot. Além de esse ser um momento icônico na mitologia de Arthur ele é representado de um jeito muito interessante.Temos os dois personagens lutando com armadura completa. Primeiro ela começa em cima de cavalos depois parte para o chão e até parece ser um tanto desajustada devido as armaduras pesadas, mas acredite, é uma ótima cena. A interpretação respeita muito a mitologia, e empolga muito de assistir, sendo uma representação visual que parece ter saído de um livro medieval. Falando nisso você pode conferir nossa crítica do último filme do Rei Arthur clicando aqui

Império Contra Ataca

Óbvio que precisaria ter um momento de Star Wars nessa lista, pois essa franquia reinventou, de certa forma, a luta de espadas no cinema com o incrível conceito de sabres de luz. A luta entre Luke e Vader teve que entrar aqui por dois motivos. Ela é uma ótima cena de ação épica, e ela foi interpretada por Bob Anderson. O cara vestiu a roupa do maior vilão do cinema Ele serviu de dublê para Vader e atuou junto com Luke. De quebra a conclusão dessa luta é uma das cenas mais icônicas do cinema quando temos a grande revelação sobre a paternidade de Luke.


Eu sei que essa lista nasceu incompleta, mas nãos e preocupe essa é só a parte um. Eu procurei diversificar os temas indo de um filme mais realista, passando pela fantasia e indo até os samurais. Aproveite e deixe nos comentários que outras cenas precisam estar na parte dois dessa lista. E coloque o nome de Bob Anderson em sua lista de heróis do cinema.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Raul Martins

Raul Martins

Viciado em mais coisas nerds do que deveria

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…