Love

5 Filmes Sobre Amadurecimento

Crescer é se ferr…

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A transição da infância para a fase adulta é um momento da vida muito complexo. É onde diversos traumas ocorrem: puberdade, primeiro amor, primeira decepção amorosa e tudo que vai gradativamente colocando a infância numa caixinha e o jeito adulto de ver o mundo vai se tornando predominante. Muitas obras de diversas mídias tratam desse momento de forma profunda e melancólica, trazendo saudades e lembranças. Por isso montamos essa lista com cinco filmes sobre esse tema para você lembrar da adolescência , ou para você que está passando por ela.

Conta Comigo (1986)

Baseado no conto “The Body” do Stephen King que fala justamente sobre um grupo de amigos que vai atrás de um corpo que foi encontrado na beira do rio, que passa ao lado da cidade. O filme é muito sobre a amizade infantil e como elas são únicas ao longo da vida. Vemos que cada criança possui seus problemas e que a vida está ficando cada vez menos infantil e mais séria; mas, enquanto isso, eles mantém certa pureza infantil quando discutem, por exemplo, “quem é mais forte, Superman ou Super Mouse?” e um deles responde “Essa discussão não tem o menor cabimento porque um deles existe e o outro não”.

Vantagens de Ser Invisível (2012)

Eu tenho um texto no site só comparando o livro e o filme (que você pode ler aqui). A história é narrada do ponto de vista do aluno novo que chega ao ensino médio e começa a fazer novos amigos, descobrindo o amor, as drogas, o álcool e tudo que cerca esse momento. Entretanto, não é só isso. As Vantagens de Ser Invisível é muito sobre como encarar o mundo e entender os problemas realmente assustadores da vida, de forma madura e até certa desconstrução da beleza da infância.

Clube dos Cinco (1985)
Um clássico completo de John Hughes que, de certa forma, é meio especialista em histórias com essa temática. Esse filme, em especial, aborda a perspectiva de um adolescente sobre a vivência no colégio ser nada mais do que uma fase da vida – que vai passar – e aquilo que éramos na escola não significa quase nada. O nerd, o esportista, o bad boys… nada disso importa muito quando não se está no ambiente colegial. Um conceito simples, mas quando estamos no meio do caos do ensino médio é difícil perceber que o colégio não vai definir nossa vida para sempre.

Boyhood (2014)

O simples fato de o diretor Richard Linklater ter filmado com os mesmos atores durante doze anos já mostra a proposta sobre amadurecimento. Muita gente acha esse filme bastante chato, mas sua proposta é ser extremamente mundano. A vida sem muitos enfeites, mas ainda assim bela e poética. Acompanhamos a jornada de um garoto e sua família durante doze anos passando por todo tipo de problemas que pessoas comuns passam: divórcio, brigas, padrasto, aquela típica depressão adolescente e tudo mais. Um filme profundo em sua proposta e incrivelmente belo.

Quase famosos (2000)


Uma obra prima de Cameron Crowe que conta a história de um garoto que começa a escrever para revistas de rock com quinze anos. Ele acaba partindo numa viagem para cobrir a turnê de uma banda em ascensão. Ainda moleque, ele vai conhecer os bastidores do mundo do rock e todos os tipos de loucuras que isso acarreta. Um filme fantástico em diversos aspectos que consegue ser profundo, mas incrivelmente divertido.


Acho todos esses filmes muito bons. Acredito que todos eles merecem ser vistos com muito carinho e valem cada segundo do seu tempo. Que filmes você já viu? Quais faltaram nessa lista? Pode até contar nos comentários suas histórias sobre adolescência se estiver no clima.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Raul Martins

Raul Martins

Viciado em mais coisas nerds do que deveria

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…